segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

9º Ano

FREQUÊNCIA CARDÍACA

 Medição

Manual


Medição manual dos batimentos cardíacos pelo pulso.
A frequência cardíaca pode ser medida, de forma manual, em qualquer lugar do corpo onde pode ser detectada a pulsação arterial. Nestes locais existem artérias que transmitem o pulso para superfície da pele. Podemos medir a frequência da pulsação arterial pressionando estes locais com os dedos indicador e médio e, frequêntemente, as artérias também são comprimidas contra tecidos subjacentes como ossos, por exemplo.
Esta medição não deve ser efetuada com o dedo polegar, pois sua forte pulsação arterial pode interferir na correta percepção do pulso aferido.
De acordo com a intensidade desejada, o indivíduo ou atleta deve manter a frequência cardíaca dentro de um valor mínimo e um valor máximo durante o exercício. Esta faixa de valor chama-se zona de treinamento, ou zona alvo de treinamento. Abaixo a reprodução das zonas de treinamento do American College of Sports Medicine1 (outas zonas de treinamento podem ser encontradas na literatura, como esta da imagem à direita):
Zonas de Treinamento
Intensidade%FCreserva%FCmax
Muito leve< 20%< 35%
Leve20% - 39%35% - 54%
Moderado40% - 59%55% - 69%
Difícil60% - 84%70% - 89%
Muito difícil≥ 85%≥ 90%
Máximo100%100%

Outra forma de realizar a contagem é acompanha-la por 30 segundos e multiplicar o resultado por 2, ou acompanhar a contagem por 15 segundos e multiplicar o resultado por 4, e assim por diante. Exemplo: acompanhando a pulsação arterial por 15 segundos contamos 21 pulsos, neste caso efetuamos o cálculo de 21x4 e encontramos o valor de 84 bpm. Acompanhando a pulsação arterialpor um tempo menor do que 1 minuto podemos multiplicar erros de contagem se, por exemplo, em vez de contarmos 21 pulsos tivéssemos contado 2 pulsos a mais ou a menos, teríamos uma diferença de 8 bpm. Este erro agrava-se quanto menor for o tempo de acompanhamento.


Freqüência cardíaca ou pulso normal:
* Bebês de menos de 1 ano: 100 a 160 batimentos por minuto.
* Crianças de 1 a 10 anos: 70 a 120 batimentos por minuto.
* Crianças de mais de 10 anos e adultos: 60 a 100 batimentos por minuto.
* Atletas bem treinados: 40 a 60 batimentos por minuto.

ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E RESPIRATÓRIA ENQUANTO INDICADORES DE INTENSIDADE E ESFORÇO

Resumidamente podemos dizer que frequência cardíaca é determinada pelo número de vezes que o coração bate no intervalo de um minuto. Já a frequência respiratória tem a ver com o ritmo em que ocorre o processo de inspiração e expiração (entrada e saída de ar nos pulmões).
Durante a realização de uma atividade física tanto a frequência cardíaca quanto a respiratória podem sofrer alterações a depender da intensidade da atividade que está sendo realizada. Compare, por exemplo, sua frequência cardíaca e respiratória antes e logo após uma corrida de 100 m. Você irá notar que tanto o seu coração quanto sua respiração sofreram uma alteração de ritmo. 
Em síntese podemos dizer que essas alterações são na verdade ações desencadeadas pelo organismo para que ele consiga abastecer o corpo com aquilo que precisa para realizar a atividade (oxigênio e nutrientes).  A respiração acelera para que o corpo capte mais oxigênio do ar e o coração bate mais rápido para que o sangue com oxigênio e nutrientes chegue mais rápido aos locais solicitados. Durante a execução de uma atividade podemos utilizar a frequência cardíaca e respiratória com indicadores da intensidade da atividade que está sendo realizada. Monitorando (verificando) a frequência cardíaca e respiratória a grosso modo podemos avaliar se a atividade realizada está fraca, moderada ou forte. 




Benefícios da Atividade Física - Em sua vida diária
"ATIVIDADE FÍSICA É UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BÁSICA" (UNESCO).

O ser humano, na sua preocupação com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que saúde e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro.

A atividade física é uma aliada imprescindível para alcançar uma boa forma física e sua prática deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contínua ao  longo de toda a vida.

A preocupação de promover e manter a saúde deve ser ressaltada para a população mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diária, da prática de exercícios físicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentária.
 O que é Atividade Física?

"A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético  maior que os níveis de repouso" (CASPERSEN et alii,1985).

Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa.

Em outras palavras, não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercícios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade física, é suficiente aumentar o grau de integração da vida diária à atividade física, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

COLOQUE SUA VIDA NO RITMO CERTO !!!


Benefícios da atividade física:

 Na aparência: Melhora seu visual Melhora sua postura Os músculos ficam mais eficientes e com melhor tônus Combate o excesso de peso e o acúmulo de gordura No trabalho: Aumenta a produtividade  Menor propensão às doenças Melhor índice de freqüência no trabalho  Combate o estresse e a indisposição  Melhora sua capacidade para esforços físicos No dia a dia: Maior disposição para as tarefas cotidianas  O coração trabalha de forma mais segura e eficiente  Aumenta seu fôlego  Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo  Melhora sua auto-estima  Você se alimenta e dorme melhor  Vive melhor e com mais qualidade Na saúde: Aumenta a qualidade e a expectativa de vida Melhora seu sistema imunológico
Previne e reduz os efeitos de doenças como: 
 Cardiopatias Estresse Obesidade Osteoporose Hipertensão arterial Deficiências respiratórias Problemas circulatórios Diabetes As alterações das taxas de colesterol (lipídicas)

 Fonte: Professor Fausto Arantes Porto

 
      1- Como podemos medir a frequência da pulsação arterial? Como realizar a contagem?


       2-Como é determinada a frequência cardíaca?

 

      3- O que é Atividade Física?

 

      4- Cite 5 benefícios da atividade física?

Nenhum comentário:

Postar um comentário